22/08/2011

30 Anos sem câmera nas mãos e ideias na cabeça...


Por Eduardo Andolini

Já nos acostumamos a comemorar números redondos, então vamos entrar nessa! Não que se comemore a morte de alguém, mas hoje,  22 de agosto de 2011, faz exatos 30 anos que Glauber Rocha faleceu no Rio de Janeiro.

Glauber é talvez o cineasta de maior notoriedade do Brasil e, com toda certeza, o maior ícone do chamado cinema novo. Ele é reconhecido por especialistas do mundo inteiro como um revolucionário, pois mudou a forma de fazer e pensar cinema no Brasil, conseguindo levar isso até para o exterior, onde é até mais reconhecido e valorizado.

Vencedor de vários prêmios internacionais, Glauber Rocha já foi considerado o diretor mais importante do mundo fora de Hollywood. É visto lá com a mesma importância de Jean-Luc Godard.

Nesta semana inteira, aqui no AODC Notícias, você acompanhará uma série de matérias contando um pouco mais sobre essa história: opiniões, resenhas de alguns filmes e frases marcantes dessa verdadeira lenda.

"A função do artista é violentar" 
  Glauber Rocha

Imagem: www.digestivocultural.com

*Eduardo Andolini é professor de educação física e língua inglesa, membro do grupo A Ordem do Caos e escreve sobre cinema para o AODC Notícias.

4 comentários:

  1. Confesso que não conheço muitos dos filmes do Glauber. Acho que conheço mais pelo que falam dele do que realmente dele. Fico na expectativa de sugestões de filmes dele para assistir e conhecer mais a fundo sua obra.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se é possível isso, mas um campo de busca no blog seria bem vindo. Consegui achar o que eu queria facilmente usando a busca do google, mas a busca direta seria bacana.

    ResponderExcluir
  3. Luis, obrigada pela sugestão. :)
    Checaremos a viabilidade e logo teremos mais novidades no blog!

    Abraços!

    Equipe A Ordem do Caos

    ResponderExcluir
  4. 42 aninhos. Menino de tudo. Uma pena ter ido tão cedo...

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...