Não deixe de conferir:

Olha como vem: 12ª Mostra Cultural A Ordem do Caos abre inscrições

Demoramos mas estamos aqui, porque 2017 não poderia passar em branco sem a 12ª edição da nossa mostra cultural! Há doze anos criamos essa ...

12/04/2012

100 anos de Mazzaropi


Por Eduardo Andolini

No último 9 de abril, Amacio Mazzaropi, um dos maiores ícones do cinema nacional faria 100 Anos.

O review de hoje, Jeca e seu filho preto, fala sobre o personagem que, em pleno anos 70, protagonizou uma comédia que falava sobre preconceito racial. O melhor e mais bem produzido filme de Mazzaropi, que por sua vez, está em seu melhor desempenho, 
conta a história de Zé do Traque, colono da fazenda do Coronel Cheiroso. Ele tem dois filhos, um negro, Antenor e um branco Laurindo, o que desperta curiosidade por causa da diferença de cor entre eles. A filha do Coronel, Laura, inicia um romance com Antenor, despertando a ira de seu pai, que passa a perseguir a família "do Traque". O filme chega ao ponto de um julgamento para poder resolver todos os mistérios.

A magia, junto com a simplicidade de Mazzaropi, que juntava humor, drama e crítica social, ação e um final inteligente, coloca o filme como um verdadeiro clássico que merece ser visto e revisto.

Ficha Técnica
Titulo Original: Jeca e seu filho preto
Gênero: Comédia
Direção: Berilo Faccio, Pio Zamuner
Roteiro: Amácio Mazzaropi, Rajá de Aragão
Estreia no Brasil: 1978


Imagem: museumazzaropi.com.br
Filme Completo no Youtube

*Eduardo Andolini é professor de educação física e língua inglesa, membro do grupo A Ordem do Caos e escreve sobre cinema para o AODC Notícias todas as quintas-feiras.