Por Ananda Dias
Hummm... Quem não gosta de um brigadeiro? E foi pensando nisso que resolvi fazer um pequeno texto para explicar a origem desse doce que alegra nossas festas e delicia nosso paladar com seu sabor.
Um doce típico brasileiro, o brigadeiro ou “negrinho” (como é chamado no Rio Grande do Sul) ficou conhecido nos anos 40, durante a campanha do brigadeiro Eduardo Gomes pelas eleições presidenciais. Dizem que o doce teria sido criado durante a primeira campanha e foi feito para arrecadar fundos. Logo, durante as festas o doce ficou conhecido como “docinho do Brigadeiro”. Sua propaganda era “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Dessa forma, as mulheres da campanha também distribuíam o docinho para ganhar votos.
Apesar de tanta fama, Eduardo Gomes perdeu as eleições para o então General Eurico Gaspar Dutra, mas ainda assim deixou seu legado em forma de doce. Hoje, podemos encontrar diversos tipos de brigadeiro: de chocolate branco, de Nutella, com nozes e até mesmo com licores e afins, o que vale é a criatividade.
Curiosidade: Em outros países o brigadeiro é conhecido como Trufa Brasileira.
Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve quinzenalmente sobre culinária, sempre às segundas-feiras, para o AODC Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.