18/04/2014

"Teatro Cego" - O que você enxerga quando não vê?


Por Ana Luísa Marcos



Já pensou em ir a uma peça de teatro totalmente no escuro? Esta é a grande proposta do Teatro Cego. O grupo, formado em 2012, conta com seis atores sendo três deles cegos, e com um conjunto de músicos. Juntos eles criam espetáculos únicos e repletos de experiências inusitadas. Esqueça a forma convencional de cadeiras numeradas e plateia apenas observando; no Teatro Cego, público, atores e músicos compartilham do mesmo palco. Somos convidados a realmente ‘sentir’ o espetáculo nos utilizando todos os nossos sentidos, exceto a visão.

Integrantes do Teatro Cego

Os atores passam todo o espetáculo circulando pelos corredores do teatro, interagindo no meio do público, emitindo sons de vários lugares distintos, tudo com direito à música ao vivo e luzes totalmente apagadas. É importante ressaltar que não se trata de um espetáculo destinado apenas para pessoa com deficiência visual, é exatamente o contrário. A grande mágica deste tipo de peça é que atores cegos tem a chance de interpretar personagens não cegos, e nós de enxergarmos as coisas por outro ângulo, mergulhando no mundo dos deficientes visuais. As peças do grupo demonstram a possibilidade criar um excelente espetáculo sem fazer uso de cenário, figurino, nem refletores, e ainda nos fazem perceber que o mundo das artes vai bem mais além daquilo que os olhos podem ver.

Esse formato de encenação teve início na Argentina, em 1991, e foi um experimento que deu certo! O Teatro Cego, que no ano passado fez curta temporada em São Paulo com o texto “O Grande Viúvo”, de Nelson Rodrigues fez tanto sucesso que está de volta no final de abril, com novo espetáculo! Desta vez o grupo vem com o musical “Acorda Amor”, inspirado na obra de Chico Buarque e com entrada franca. Confira um pouco mais sobre a história:

O espetáculo conta a história de quatro jovens durante o movimento estudantil que lutou contra a ditadura militar nos anos 70. Três rapazes e uma garota envolvidos com a guerrilha estudantil lutam, na verdade por muito mais que o fim da ditadura. Enquanto tentam driblar os militares, na função de mensageiros do movimento, Paulo, Lucas e Cesar lutam pelo amor de Natasha. A garota, namorada de Paulo, encobre seu atual desinteresse pelo namorado com a desculpa de que o bem do país é muito mais importante, no momento, do que o bem estar do casal. O amadurecimento das relações entre esses quatro jovens ao mesmo tempo em que aprendem a lidar com a situação do seu país é o que move toda a trama.

As apresentações ocorrerão no Itaú Cultural de 30 de abril a 04 de maio, você encontra mais informações na página Teatro Cego, no Facebook.


Agora experimente um pouco do que é o Teatro Cego:





Fonte da imagem: Integrantes do Teatro Cego


Ana Luísa Marcos é estudante da Oficina de Teatro, realizada pelo grupo “A Ordem do Caos”, desde 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...