Não deixe de conferir:

12ª Mostra Cultural A Ordem do Caos - Programação

Pra quem estava ansioso, este ano a tradicional Mostra Cultural do grupo A Ordem do Caos ocorre no mês de agosto! Com atrações totalm...

13/08/2015

Nas linhas, traços e versos da Batalha da Estação

Batalha da Estação: quem vê o nome nem imagina que essa "guerra" traz e propaga a cultura hip hop para centenas de jovens e adultos de todas as idades na cidade de Francisco Morato, região da Grande São Paulo. Realizada sempre na última sexta-feira de cada mês, além de promover o encontro entre várias gerações, o evento reúne o que há de melhor do estilo e sua história, levando a disputa saudável por meio da música, dança, arte e, sobretudo, informação. 

Chegando a sua sétima edição, a Batalha da Estação oferece aos MC's a possibilidade de mostrar seus talentos, argumentos e ideologias. O público presente, além de prestigiar e curtir a iniciativa, pode escolher os vencedores da noite. Desta vez, a reunião traz algumas novidades, como uma nova identidade visual, novas parcerias e, em destaque, os desafios lançados para cada elemento do hip hop.


Impacto

Paulo Sérgio, Secretário de Cultura do município de Francisco Morato, afirma que o objetivo principal do evento é criar um dialogo com a população, oferecendo fomento, visibilidade e interlocução com a juventude por meio das artes plásticas, do estilo musical e na informação que o próprio gênero tem como caraterística desde sua criação.

Grafiteiro e um dos organizadores da Batalha, Bonga Mac afirma que "um evento desse porte é pontual porque fortalece a cultura na rua como ela deve ser feita: cantada, pintada, tocada e dançada na propria rua, em sua originalidade. Dessa forma a gente remete às essências". Bonga ainda ressalta o que considera ser o ponto mais importante neste meio: o fortalecimento da ocupação e o empoderamento da juventude nos espaços publicos, mostrando a todos o direito à cidade.

A próxima edição tem como destaque o graffiti, que coloca para duelar os convidados Guetus e Menos 1 no "Desafio Spray". Os artistas devem seguir as regras estabelecidas pela produção do evento e, ao público, será lançado o poder de votação, que consagrará o grande vencedor da noite. De acordo com Luiz Preto, também organizador da Batalha da Estação, a população ja estabeleceu a festa como um dos principais pontos de encontro cultural de Francisco Morato. "O aumento dos espectadores e sua capilaridade reforçam a continuidade do evento e trazem a convicção de que existe um extenso campo para ampliação e sucesso. Assim, a cultura é valorizada como um todo e trabalha seus elementos de forma homogênea e com aplicação psicopedagógica", afirma.

Neste mês de agosto, sob a apresentação de Mamuti 011 e Luiz Pretohaverá a tradicional batalha de Mc's, rachas entre b-boys e b-girls, os artistas Guetus e Menos 1 e a presença de Dragões de Komodo. A discotecagem fica por conta dos DJ's Clevinho e MFPara participar da batalha de Mc's, basta comparecer no início do evento e fornecer o nome à organização.

Confira um pouco do que rola em Morato no vídeo abaixo, gravado na 4ª edição da disputa e que foi ao ar no programa Manos e Minas, da TV Cultura. 



Participe do evento no Facebook e fique atento à toda a programação na página oficial da Batalha da Estação.



Serviço
Batalha da Estação de Francisco Morato
Data: sexta - 28 de agosto de 2015
Horário: 19h
Local: Praça Juvenal Harttman, s/n - Centro de Francisco Morato | em frente à estação da CPTM de Fco. Morato (Linha 7- Rubi
)

Valor: gratuito