19/03/2016

Biblioteca Parque Villa-Lobos é atração cultural gratuita em SP

Por Danilo Moreira

Inspiração! Esta talvez seja a palavra que mais ilustra o que senti ao visitar pela primeira vez a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), dentro do parque de mesmo nome, no Alto de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. Inaugurado no final de 2014, o espaço possui quatro mil metros quadrados. O prédio em si já é convidativo e harmoniza-se com o verde do parque. Após passar pela catraca, você se depara com uma grande estrutura em formato de oca. Lá dentro, você pode entrar e relaxar nas camas e poltronas que ocupam o espaço, que também recebe atividades culturais.


O acervo da BVL tem como principal foco literatura e questões ambientais, com títulos disponíveis para empréstimo. Interessou-se por um livro? Pode pegá-lo da estante ou das mesinhas ao redor e sentar-se nas confortáveis e coloridas poltronas que contornam boa parte dos setores. Além dos livros tradicionais e em Braille, é possível encontrar outros formatos como DVDs, CDs, audiolivros e HQs. 
A biblioteca também conta com salas de jogos eletrônicos, ludoteca, computadores com acesso à internet e deck com vista para o parque. Além dos espaços para leitura e empréstimo de livros, o local também promove atrações culturais como contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, teatro, exposições, saraus e encontros com escritores.
Foi prazeroso conhecer este local. A estrutura valoriza espaços públicos criativos, repletos de cores, grandes janelas que mostram a beleza do Parque Villa-Lobos, e uma atmosfera lúdica, mostrando ser uma “biblioteca viva”, conforme descreve o site da instituição. Observa-se também a preocupação com acessibilidade como aparelhos de tecnologia assistiva, folheador de páginas, mesas ergonômicas e equipamentos de informática adaptados. A BVL é fruto de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo, às Secretarias da Cultura e do Meio Ambiente e à Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras). Para saber mais sobre a biblioteca, acesse www.bvl.org.br

Fontes: 

Fotos: 1 e 3 – Acervo pessoal | 2 - Blog Céu Estrelado

Danilo Moreira é jornalista e escritor. Além de gostar de observar e delirar sobre as entrelinhas do cotidiano, também produz conteúdos voltados à criatividade no site Gênio Criador. Trabalhou no teatro por três anos com atuação e criação de roteiros. Escreve mensalmente para o AODC Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o post? Comente, abra discussões, critique, elogie. O AODC Notícias é o seu espaço.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...