29/09/2014

Bye, bye, Orkut!

Por Gi Olmedo


Um dos diversos memes existentes relacionados ao Orkut
O Orkut está com os dias contados. Após mais de dez anos, amanhã, 30 de setembro, a rede será descontinuada e ficará apenas na lembrança dos cerca de 43 milhões de brasileiros que chegaram a utilizá-la. Quem não se recorda de suas comunidades, a sorte do dia, os convites (que depois caíram e foi possível entrar por meio de cadastro) o famoso “só add com scrap” e os depoimentos comprometedores que normalmente vinham com a frase “não aceita, tá?” – e mesmo assim eram publicados, por pura desatenção do usuário. Pois é, o site vai deixar saudades.

Criada por Orkut Buyukkokten, engenheiro de software e ex-gerente de produtos da Google, a rede era tão popular no país que 56% de seus usuários do mundo todo eram daqui, sendo que 82% dos brasileiros acessavam a internet apenas com o intuito de ver o site de relacionamento. Enquanto isso, nos EUA, na época (entre 2004–2007) a febre era o My Space.

Com o encerramento de suas atividades, a Google orienta os usuários do Orkut a salvarem suas informações de perfil, fotos e comunidades lá armazenadas  por meio do Google Takeout. A blogueira aqui até tentou fazer o backup do site por lá, porém não conseguiu resgatar seus scraps e nem todas as fotos foram salvas. Minha opção foi subir para a nuvem todas as imagens e vídeos por meio do Google Plus, com seu aplicativo de sincronização de fotos. Alí, consegui recuperar todas as imagens. Entretanto, meus recados e comunidades, estes vão para o limbo virtual.

É inegável que o Orkut revolucionou a internet, ao menos no Brasil. Não havia tamanha interatividade como se vê hoje, se compararmos com o período anterior ao surgimento da rede social. Após o estouro do Facebook, em meados de 2008, a maioria dos "orkuteiros" migrou para lá (embora eu ainda tenha alguns colegas que simplesmente desistiram de utilizar as redes sociais por acharem o website e as regras de privacidade de Mark Zuckerberg complexas). De uma forma ou de outra, o Orkut deu o pontapé inicial para o boom de mídias sociais que vieram anos depois de seu lançamento. Isso colaborou com a inclusão digital no país (tinha gente que tinha perfil no site, mas sequer sabia utilizar seu e-mail) e a rede se expandiu tanto que, hoje em dia, tudo o que é popularesco virou sinônimo de orkutização.

Pra reviver um pouco do Orkut, há sites dedicados à rede, como o Pérolas (antigamente chamado Pérolas do Orkut, e que hoje abriga as postagens mais engraçadas da internet) e um lançado recentemente, o Tumblr Meu Backup do Orkut, com todos os comentários sobre o fim da ferramenta e, claro, suas "bizarrices". No Facebook, há páginas especialmente dedicadas ao ex-concorrente, como o SDDS Orkut, a Comunidades do Orkut, a Recados Desgraçados do Orkut (uma paródia daqueles irritantes – ou não – gifs que eram mandados por meio dos recados e cegavam nossos olhos de tanto glitter), a Orkut Já era, que posta notícias sobre o fim do site, revive as zoeiras da época e dá dicas sobre novos aplicativos de relacionamento e a Unidos pelo Orkut, que “compara” de forma bem humorada as duas redes. Vale conferir.

Fazer amigos, rever velhos conhecidos, colegas da infância e da escola, se conectar com parentes distantes, obter informações sobre determinados assuntos por meio de fóruns e até encontrar um grande amor. São inúmeras as possibilidades que o Orkut proporcionou aos internautas brasileiros. Mas e você? Do que mais gostava no site?

"Obituário" da Tv Folha para o Orkut 

Gi Olmedo é jornalista e atua na área editorial, como revisora e preparadora de textos. Ela escreve para o blog AODC Notícias quinzenalmente, sempre às segundas-feiras.

27/09/2014

Humanidade

Por Beatriz Xavier



Corre o homem. Corre de quê? Corre do quê?
Corre o rato do gato, o gato do cão, o cão do homem e o homem da humanidade.

Em plena cidade as feras desfilam fardadas esquecendo-se, por um segundo, o fardo que os enfada. Mas essas são Feras, Feras que fogem, fogem de outras, e outras, e outras. Feras que vivem do falso discurso. Mal treinadas, produtos de uma produção de má qualidade fornecidos pelo estado. São feras, Besta Feras, não mais humanos.

Poderia dar todas as culpas às feras se essas não fugissem de outras, e outras, e outras e infinitamente outras, possuindo dessa forma o Medo.

O Medo que nos cega! Medo que faz com que no desespero e ausência de preparo encontremos a pior das soluções. Faz com que digamos as palavras mais duras e tomemos as ações mais irracionais.

Medo
Tormento do rato, do cão, do homem e da humanidade.






Imagem: http://memento.home.sapo.pt/pequenos/tn/goya-homem_carregando_fardo.jpg.html


Beatriz Xavier (Bia), 20 anos, é estudante de Licenciatura em Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Desde os  doze anos de idade tinha certeza que seria escritora, hoje não possui mais tanta certeza, porém esse sonho ainda reina em seuu mundinho. Escreve quinzenalmente aos sábados crônicas para o AODC Notícias.

23/09/2014

Sombras

Por Sheila Borges





Enquanto nos escondemos das sombras da vida, deixamos passar várias oportunidades. 
Por esse motivo, saia da zona de conforto e faça acontecer.
Afinal, " o tempo não para"!




Modelo: Higor Borges 



Apreciem e agucem seu olhar!






Sheila Borges é fotógrafa, formada em Produção Audiovisual e estudante de maquiagem cênica. Participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora da arte em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias quecaptam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

22/09/2014

Curiosidades do Café

Por Talita Araújo

Hábito, fome, sono, vicio, frio.

São diversas as razões que levam ao café.  Algumas opiniões se diferem quanto ao gosto e aos efeitos, porém sabemos que, principalmente no Brasil, o “cafezinho” já se tornou há muito tempo indispensável à cultura do nosso povo. Mas o sabor dessa bebida tão polêmica (e deliciosa) não se restringe somente ao jeitinho brasileiro, mas também, é possível ver ao redor do mundo o quanto essa bebida fora importante para a cultura e economia de muitos países.

ITÁLIA¹: Berço do expresso e inventor dos bares, é um dos maiores exportadores de café torrado, ocupando o 10º lugar em consumo. A primeira “loja de café” foi inaugurada em Veneza em 1645. Em Nápoles, em seus imensos bares, foi criada grande parte da cultura de consumo do café, onde é servido um espresso ristretto com um pouco de açúcar adicionado durante a extração.
 
FRANÇA¹: Entre os séculos XVII e XIX, os cafés parisienses acolhiam intelectuais como Voltaire e Honoré de Balzac. Hoje em dia é consumido principalmente o café filtrado, servido com croissants e baguetes, enquanto os apreciadores de expresso vão para as brûleries. No norte, consome-se um expresso mais longo em relação ao italiano. 
 
EUA¹: O café filtrado e o café por infusão são os mais comuns: é servido em canecas ou em copos grandes de papel, a oferta é muito ampla e as aromatizações são variadas. O consumo não se concentra em um período específico do dia - é muito mais eclético -como a cidade de Nova Iorque. Os Estados Unidos são o maior consumidor de café do mundo, seguidos do Brasil, que é o maior país produtor.
 

TURQUIA¹: O café chegou à Istambul em meados do século XVI graças aos mercadores sírios, e desempenha desde então um papel importante na sociedade, na política, na religião e na hospitalidade. Nos haréns, o marido julgava as mulheres também pela habilidade com que preparavam o café. Hoje em dia na Turquia há um ditado: "beber uma xícara de café juntos garante quarenta anos de amizade”.
 
+

Falar dos hábitos é muito bom e muito bonito, mas e os benefícios que ele causa?

Segundo pesquisas, consumindo de 2 a 5 xícaras por dia você reduz a chance de ter um AVE (Acidente Vascular Encefálico) em 25%. A cafeína, encontrada nos grãos, dilata os vasos sanguíneos e ajuda a combater as gorduras que entopem os vasos e, consequentemente, seu sangue circula com mais facilidade pelo seu corpo, por isso ele ajuda na concentração e na produtividade. Lembrando que todo exagero é digno de riscos, então não exagere ok?
    
Como falamos tanto de café e deve ter surgido na sua boca uma aguinha, pra matar a vontade, vá à cozinha e faça um café bem forte com pouco açúcar, coloque o café na xícara (a mais bonita que você tiver) pela metade, a outra metade da xícara você vai colocar chantilly (já batido, por favor) e qualquer tipo de chocolate por cima, chocolate em pó, chocolate ralado, picado... O importante é a combinação dos sabores.

Tenho duas dicas de lugares onde você encontrará ótimos cafés: 
 
Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro (vai precisar economizar um pouco para saborear os cafés de lá, mas vale muito a ostentação).
Qualquer padaria. São Paulo, ao contrário de Minas Gerais, tem um hábito bem legal de tomar o café da padaria, paulistanos explorem suas padarias!

    


Fonte¹: http://www.illy.com/wps/wcm/connect/pt/coffee/beneficios-cafe
Imagens: http://entretenimento.r7.com/blogs/giuseppe-oristanio/2013/09/17/confeitaria-colombo/
http://guiadosabor.verdesmares.com.br/materias/vanilla-caffe-pequeno-e-charmoso
http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Graos-de-Cafe-Formando-Uma-Xicara/
 
 
Talita Araújo cursa Arquitetura e Urbanismo, perfeccionista e amante das artes. Escreve quinzenalmente aos domingos para o AODC notícias.

14/09/2014

A ÁREA DE DESIGN DE MODA: parâmetros iniciais

Por Lígia Mendes
Olá, quanto tempo! 

Hoje vou explicar em suma como funciona a área de moda para quem tem interesse,  seja por curiosidade ou porque  queira seguir esta carreira no futuro. A área de moda é uma carreira lucrativa para quem se entrega de corpo e alma, ao contrário do pensamento de muitas pessoas que acham que moda não gera “Money”. 


Ressalvo que é necessário se entregar de corpo e alma a essa carreira em primeiro lugar porque todo emprego ou carreira a se atuar, quando não gosta do que faz, o resultado deste esforço é um trabalho não qualificado e sem reconhecimento. Ter sucesso e dinheiro é resultado de um ótimo trabalho em que a prática de trabalhar significa se realizar, trazer mudanças e qualidade se torna uma missão e o dinheiro é consequência disso. 

Em segundo lugar, a área de moda é um ramo que necessita de pessoas sempre atualizadas em tendências, empreendedoras e sensíveis a perceber inovações seja em qualquer área da moda. O mercado é muito competitivo e o Brasil necessita de profissionais que mudem o cenário nacional. Atualmente, e desde sempre, a moda no Brasil copia tendências internacionais. Temos matérias-primas e tecnologia (mesmo vindas de outros países) além da criatividade do povo brasileiro que apoiam este movimento inovador. 

O profissional que trazer esse “Q” a mais ao nosso país será uma das pessoas mais importantes deste ramo além de introduzir a tendência de inovação partindo de novos profissionais brasileiros desta área. Pois, o problema de nossa população é simplesmente esperar que alguém traga a mudança para então todas as pessoas seguirem o que foi implantado. Todos devem impor nossas ideias e mudanças, isso é o que precisamos. 

Para quem tem interesse em seguir esta área, uma dica: pesquise um pouco a história da moda, a evolução desta área, a importância da moda na economia, as áreas de atuação da moda e o cenário brasileiro em relação a este ramo. Após essa pesquisa você terá uma prévia sobre esses assuntos que trará um conhecimento resumido sobre a área, ambição de ser uma mudança neste ramo e saber se você se identifica com alguma área a princípio. 

Um dos problemas enfrentados por novos universitários, em especial em moda, é que eles ingressam na faculdade com uma expectativa superficial sobre o que estão se propondo a estudar e atuar. Isso gera perda de tempo, desmotivação e baixa qualidade profissional quando o aluno não se identifica com o que está cursando. Fazer o que você é apaixonado, conhecer os requisitos do profissional do ramo de atuação, buscar ser o melhor são as competências necessárias para ter um bom dinheiro. Trabalhar para o dinheiro não é a chave para o sucesso, pense nisso! A área de moda abrange as áreas de comunicação, modelagem, desfiles e estilismo. Talvez eu traga uma prévia de cada área, porém esta etapa inicialmente fica para vocês! Pois, deixarei esse artigo muito prolixo, e este não é nosso intuito. Espero que eu tenha deixando claro algumas informações sobre esta área. 

Até o próximo artigo!

Imagem:http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.centroeuropeu.com.br%2Fportal%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F01%2Fshutterstock_86331535-600x398.jpg&h=QAQGlbOQ-

Ligia Mendes é modelo, técnica em administração e  design de moda no SENAC, está cursando administração na Universidade Ítalo Brasileira e colabora com o AODC Notícias quinzenalmente às sextas-feiras, com matérias sobre moda e beleza.

09/09/2014

Caminhos tortuosos


Por Sheila Borges




Até onde vai o bom senso, sendo que ele segue por caminhos deturpados e sem fundamento? 
A porta está aberta para novos conceitos e valores!
Pense nisso, saia da zona de conforto!



Vila Guilherme - São Paulo - SP


Apreciem e agucem seu olhar!




Sheila Borges é fotógrafa, formada em Produção Audiovisual e estudante de maquiagem cênica. Participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora da arte em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...