Não deixe de conferir:

Temporada do espetáculo teatral "O Rouxinol e a Rosa"

O grupo teatral A Ordem do Caos convida você para assistir à temporada do espetáculo O Rouxinol e a Rosa, no CEU Caminho do Mar. Com ...

29/10/2012

O que é Gastronomia?


Por Ananda Dias

O nome Gastronomia vem da combinação das palavras gregas gastros, que significa “estômago” e nomia, que significa “conhecimento”. É um ramo que engloba o conhecimento entre culinária, bebidas, as formas de preparo, técnicas e os aspectos culturais dos alimentos. 
O uso da gastronomia sempre esteve presente na humanidade. Seu início foi na pré-história, quando o homem primitivo, por meio da descoberta do fogo, deixou de consumir somente alimentos crus e descobriu que alguns deles poderiam ser modificados, mudando até o seu sabor.

A comida, por ser conhecida como uma das melhores formas de prazer, fez com que as pessoas se interessassem e procurassem entender mais a seu respeito. Da antiguidade, até os tempos atuais, fez e faz transformações sociais e políticas. A gastronomia segue o homem desde os primórdios: os nômades passaram a ser agricultores, começando, então, a comer o que plantavam; a partir daí, iniciou-se a criação de animais e, conforme ocorriam suas mudanças de cidade (ou até estado ou país), estes iam introduzindo aos outros povos o conhecimento diferente que tinham em relação aos alimentos.

No Brasil existe uma grande variedade gastronômica graças à cultura indígena, à chegada dos portugueses e a outros povos que vieram para cá à procura de novas terras. Possuímos, hoje, uma “miscigenação” da culinária. A maior prova disso vem do fato de que cada região brasileira possui suas próprias características gastronômicas.

A gastronomia não é apenas comida e bebida, é uma arte. Hoje, observamos sua influência na cultura, filosofia, ciência e saúde de várias partes do mundo. Trata-se de uma técnica, feita com amor, dedicação, estudo, disciplina e prática. É um ramo que cresce cada vez mais e continua atraindo admiradores e estudiosos.

Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve quinzenalmente sobre culinária, sempre às segundas-feiras, para o AODC Notícias.