26/02/2014

Receita de pão de queijo

Por Ananda Dias

Eu, como filha de mineira, não poderia deixar de falar dele, o famoso pão de queijo que sempre está presente em muitos cafés da manhã e da tarde de todo o país. Uma receita tipicamente brasileira; sua origem ainda é incerta, mas acredita-se que tenha surgindo em Minas Gerais e se tornou popular nos anos 50.  Abaixo resolvi postar uma receita tirada do livro 400g, espero que possam se deliciar.







Ingredientes:

250ml de leite                                                     190ml de óleo
250ml de água                                                     600g de polvilho doce
5 ovos                                                                600g de queijo-de-minas curado ralado
Sal (conforme o teor de sal do queijo)                  Manteiga s/sal para untar


Preparo:
  1.  Ferva o leite, o óleo e a água e escalde o polvilho.
  2. Depois de escaldado, misture os ovos um a um, o queijo e o sal até formar uma massa.    
  3. Faça bolinhas e disponha em assadeira untada.
  4. Asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente trinta minutos.
  5. Sirva-se 

I,     Imagem: http://www.teclasap.com.br/wp-content/uploads/2013/12/pao-de-queijo.jpg  

Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve sobre culinária para o AODC Notícias.



18/02/2014

Resgate


                                                                                                                                  Por Sheila Borges






Há quanto tempo você não escreve ou recebe uma carta?

Um ato tão simples e bonito que no decorrer dos anos foi perdendo espaço para a tecnologia.

Qual será a sensação de receber uma carta atualmente?

 Experimente escrever uma carta para alguém especial, resgate bons momentos!

Avenida Nova Cantareira - Zona Norte - SP




Apreciem e agucem seu olhar!



Sheila Borges é fotógrafa e estudante de Produção Audiovisual, participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora do cinema em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

17/02/2014

Só pela respiração

Por Ingrid Pierazzo

Reparava na situação do corpo. Para quem estava, aparentemente, só de passagem naquele lugar, ele parecia estar num gramado em dia de sol, no inverno.

Não se mexia, apenas desviava o olhar algumas vezes, quando analisava seu redor.

Fechou os olhos e quando os abriu novamente, avistou o que estava acima da cabeça e, com um movimento brusco, levantou do descanso que seu corpo representava ali, somente pela respiração.




Miniconto de Ingrid Pierazzo


Ingrid Pierazzo, 20 anos, e estudante de design, é apaixonada pelas artes e por todas as formas que a represente e escreve quinzenalmente, toda segunda-feira, para o blog AODC Noticias.

16/02/2014

Na natureza não há castigo nem prêmios, só consequências

Por Talita Araújo

Desde que existe gente na Terra, a Arquitetura se fez presente com a grande arte de projetar, pensar, criar e construir espaços bem aproveitados para o benefício do convívio, conforto e descanso do indivíduo. Porém, as mudanças nos costumes e na cultura das sociedades, que cronologicamente ocorreram, não enxergaram nem previram os impactos ambientais no futuro. O planeta que vivemos mudou e, essas mudanças ocorridas pelo seu próprio funcionamento e potencializadas por nós, nos fez repensar o modo em como construirmos nossa vida daqui pra frente.





Um ramo na Arquitetura, chamado Bioarquitetura, visa construir imóveis em harmonia com a natureza, impedindo que o homem troque de lugar com a mesma. Com esse novo conceito de pensar o mundo que habitamos, surgiram uns caras aí que para muitos são loucos, hippies, eco chatos, veggies, etc, que criaram eco vilas e vivem de boa em lugares extremamente sustentáveis, desde a utilização da sua energia até a sua alimentação provém da natureza.







Segundo a Global Ecovillage Network (GEN) “Ecovilas são comunidades rurais ou urbanas de pessoas, que buscam integrar um ambiente social assegurador de um estilo de vida de baixo impacto ecológico. Para atingir este objetivo, as ecovilas integram vários aspectos do projeto ecológico, permacultura, construções de baixo impacto, produção verde, energia alternativa, práticas de fortalecimento de comunidade e muito mais”





Não estou te convidando a morar numa eco vila ou se tornar um jovem radical "eco chato", mas simplesmente a pensar na forma com que tratamos nosso impulso compulsivo por gerar lixos e mais lixos, tornando lixo potenciais gigantescos que poderiam ser aproveitados em construções, na agricultura etc.  

Para quem quiser ficar mais dentro do assunto eu indico essa matéria que explica de forma muito simples e clara o conceito das eco vilas e das comunidades sustentáveis: http://meioambiente.culturamix.com/desenvolvimento-sustentavel/ecovilas-comunidades-sustentaveis



Fontes:
http://mbecovilas.wordpress.com/ecovilas/
http://www.bioarquiteto.com.br/
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/conteudo_271284.shtml
Imagens:
facebook.com/arquitetapage
www. meioambiente.culturamix.com
www.panoramio.com


Talita Araújo cursa Arquitetura e Urbanismo, perfeccionista e amante das artes. Escreve quinzenalmente aos domingos para o AODC notícias.

06/02/2014

Mumford & Sons

Por Bruna Machado

Mumford & Sons, brevemente falando, é uma banda britânica, formada em 2007. O estilo dos caras é definido como ''folk music".


É daquelas bandas perfeitas para se escutar durante uma viagem, seja ela de carro, de ônibus, sozinho, com os amigos, com o(a) namorado(a)... Tem daquelas músicas que acalmam, as que fazem pensar na vida, nas escolhas, nas pessoas, e tem aquelas que inspiram. Um das melhores descobertas musicais de 2013.

E não sou só eu quem acha o som dos caras dos bons, Mumford & Sons em 2010 foram indicados para concorrer a dois Grammys, para artista revelação e melhor música de rock ( com ''Lion Lion Man''), tendo ganho prêmios como ''melhor banda britânica'', no Brit Awards (premiação do Reino Unido).
"The Cave" é uma das que mais gosto e indico para quem não conhece.

''[...] and i'll find strenght in pain, and i'll change my ways...[...]"





Atualmente, anunciaram férias, sem previsão para retorno, nos resta apreciar os discos já lançados.


Imagem: weheartit.com
Bruna Machado estuda Relações internacionais, formada em técnico em administração e integra o grupo teatral A Ordem do Caos. 

03/02/2014

De passagem ou não?

Por Ingrid Pierazzo 

Chegou com o amigo e sentou-se à mesa que situava num lugar movimentado demais para o que viria acontecer depois. Tinha uma camisa propriamente escolhida e o cabelo distraidamente arrumado para frente e para o lado. Não sabia dizer se estava lá só de passagem.

Levantou-se da mesa onde estava e a menos do um passo sentou-se junto ao banco do piano, logo à esquerda. Tocou: duas lentas, duas rápidas, uma lenta e duas rápidas.
Perto do que, incomumente, havia acabado de acontecer num ambiente como aquele, já não fazia a menor diferença saber o porquê de ele estar ali.

De passagem ou não? Era mesmo contratado? Não?

Estava pouco arrumado para quem era contratado e muito arrumado para quem só andava por aquele lugar.

Tocou, com aqueles dedos curtos e rápidos, canções demais para quem estava de passagem e de menos para quem havia sido contratado. 

Miniconto de Ingrid Pierazzo


Ingrid Pierazzo, 20 anos, e estudante de design, é apaixonada pelas artes e por todas as formas que a represente e escreve quinzenalmente, toda segunda-feira, para o blog AODC Noticias.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...