30/07/2014

Sonhos lúcidos

Por Jéssica Guedes

Crédito da imagem: Blog do Sono

Há algum tempo, o Diego Lima falou aqui no Blog, sobre a paralisia do Sono. Hoje falarei sobre o "Sonho Lúcido". Você já ouviu falar?

No Sonho Lúcido, podemos assumir o controle dos nossos sonhos e definir o que desejamos visualizar enquanto dormimos. O mais legal é que, com um pouco de prática, qualquer pessoa consegue colocar em ação e ter esse controle total do que fará enquanto dorme: Imagine poder voar, ou escolher para onde ir e o que fará em seu sonho, enquanto descansa... É bem por aí!

A professora de psicologia Deirdre Barrett da Universidade de Harvard e autora do livro "The Committee of Sleep" (Em tradução livre, algo como "O comitê do sono") defende que, apesar da técnica não ser precisa, testes realizados por ela comprovam que é possível aumentar o percentual de pessoas que controlam os sonhos apenas empregando as metodologias terapêuticas corretas.

Segundo sua teoria qualquer pessoa pode utilizar as horas de sono para resolver decisões e encontrar soluções para problemas cotidianos. Esta constatação chegou após realizar o seguinte teste: Barrett reuniu 76 estudantes e passou dois problemas comuns a todos. Eles teriam que escolher onde passariam suas férias e como escolheriam o local em que distribuiriam as mobílias em suas casas. Cada aluno antes de dormir deveria manter o foco em um desses dois temas até adormecer. O experimento durou uma semana. Após este prazo, Barrett conseguiu constatar que mais da metade dos alunos haviam conseguido sonhar com um dos assuntos propostos e pelo menos um terço dos estudantes resolveu o problema durante o sono.

Um de seus alunos, por exemplo, estava em dúvida sobre qual universidade cursar: Massachussetts ou Califórnia. Em uma noite, porém, sonhou que estava viajando de avião para a universidade da Califórnia, mas durante o trajeto, houve um problema na aeronave obrigando o piloto a pousar em Massachussetts. Além disso, durante o sonho, o piloto fazia referências sobre uma luz brilhante em uma região fora da rota.

Recentemente também, cientistas do Instituto Max Planck (Alemanha)pediram a pessoas que possuem a habilidade de ter sonhos lúdicos a cerrarem os punhos na vida real, e depois, já nos sonhos fazerem o mesmo. Enquanto os cientistas observavam através de um scanner, identificaram que a atividade neuronal era exatamente igual em ambos os casos. “Sonhar não é como ver um filme no cinema de forma passiva, pois envolve muito trabalho cerebral”, concluiu Michael Czisch, um dos investigadores.

Segundo a psicóloga Jayne Gackenbach, da Universidade Grant MacEwan (Canadá), adeptos a vídeo-games também possuem maior frequência a ter sonhos lúdicos, além de conseguir enfrentar melhor os pesadelos. Estes jogos, segundo ela, poderiam ter interessantes aplicações terapêuticas em casos de síndrome pós-traumáticas.


Como ter sonhos Lúcidos?
Conforme um estudo realizado por Tadas Stumbrys, Daniel Wrlarcher e outros, a forma mais simples para conseguir ficar consciente durante o sonho é saber utilizar o "Propósito" ou "intenção". Esta técnica de indução foi publicada num artigo intitulado "Indução de Sonhos Lúcidos: Uma Sistemática Revisão de Evidências", e diz que a intensidade com que desejamos realizar um propósito quando conscientes, é proporcionalmente determinante enquanto estamos dormindo.

"Antes de dormir, procure pensar intensamente em algo, imagine-se vivenciando um sonho como se já estivesse nele. Durante o processo, mesmo acordado, apenas imaginando, reconheça que está sonhando".

Segundo a psicóloga Deirdre Barrett, quando você desejar sonhar com uma pessoa morta, olhe durante um bom tempo para a foto dela antes de dormir. A nossa capacidade de pedir um sonho é muito semelhante aos pensamentos que temos acordados, porém em sonhos, isso ocorrem em um estado mais vívido, muito mais intuitivo e menos lógico.

Segundo Deirdre, "A definição mais comum de um bom sonho é aquele lúcido, em que você sabe que está sonhando". Os sonhos Lúcidos tem o poder de nos tirar da pressão diária de nossas vidas, nos permitindo vivenciar coisas impossíveis em nossa realidade, porém eles são raros. menos de 1% na maioria dos estudos.


Jéssica Guedes é Designer, ilustradora e blogueira. Adora as artes, animais e pequenas coisas da vida. É estudante da Oficina Teatral do grupo A Ordem do Caos desde 2014.

17/07/2014

O poder do metal

Por Jana Silva

O Power Metal é um subgênero do Metal que teve origem na Europa, mais especificamente na Alemanha entre os anos 80 e 90 a partir do Speed Metal, diferindo-se deste por ser mais melódico. Suas letras abordam diversos temas como mitologia, fantasia, ficção científica e até religião. Seus versos são mais otimistas, diferentemente das letras de outros gêneros do metal.

E talvez você esteja se perguntando por que o termo Power Metal? E a resposta é simples. Porque as músicas desse gênero buscam ser otimistas, cheias de energia, que te impulsionam para seguir em frente.

A banda Helloween é considerada a fundadora do gênero, ao produzir entre 1987 e 1988 o álbum duplo chamado “Keeper Of The Seven Keys”, que depois se tornou um modelo para o gênero.


A Angra é uma banda de Power Metal brasileira (que canta em inglês) formada em 1991. Para fins de curiosidade, seu ex-vocalista Edu Falaschi é responsável por interpretar a música Pegasus Fantasy (abertura do anime Cavaleiros dos Zodíacos).






Fontes:



Jana Silva é estudante da oficina teatral A Ordem do Caos 2014. 

15/07/2014

Você conhece o estilo/gênero Steampunk?

Por Nathalia Victorine


Vou explicar brevemente o que é o Steampunk, para assim, poder falar um pouco mais sobre o estilo que o envolve.

O Steampunk é um subgênero da ficção científica passado em uma realidade alternativa, da qual a proposta estética remete ao reinado da Rainha Vitória no Reino Unido, mais conhecido como a era Vitoriana (século XIX).  Tem como base a revolução industrial e as novas invenções, como a máquina a vapor.  Muito da origem deste movimento vem da variante "Cyberpunk", sendo as maquinas cibernéticas substituídas pelas tecnologias da era do vapor.

Enfim, temos os Steamers (sim eu também ri desse nome) que são caracterizados pela moda retro vitoriana que faz uso de cobre, couro, engrenagens, penas, chapéus, corsets, relógios de bolso etc., nas vestimentas e nos objetos.

Geralmente os homens fazem uso de calças de cortes retos, camisas (de manga curta ou longa) de botão, colete, casaco, com a possibilidade de usar sobretudos, ou sobrecasacos, militares ou de frio. Como acessório para a cabeça, existem muitas possibilidades, desde a tradicional cartola (alta, baixa, de abas grandes ou pequenas) até boinas ferroviárias, quepes ou capacetes. Há também uma grande variedade para o que se usar os pés: sapatos tradicionais, botas militares de couro envernizado, pele ou de borracha com o cano em comprimentos variados, desde as mais baixas até as de montaria que quase tocam os joelhos. Óculos e acessórios que se remetam a máquinas são bem utilizados também.






E para as mulheres o leque é ainda mais amplo. Podendo utilizar vestidos com saias rodadas e soltas típicos da época da Guerra da Secessão, passando pelos modelos com o busto elegantemente  elaborados, até as saias estreitas. Além dessas possibilidades, podem ainda investir no uso de corpetes e espartilhos diversos, mais elaborados, ou mais simples de diversas estampas e tecidos. Botas, sapatos baixos e sapatilhas são sempre bem-vindos. Toucas, chapéus de abas largas ou curtas e tiaras irão dar aquele toque "mágico" que toda mulher deseja em um look.



E é isso, dei um breve resumo, mas para finalizar, mais algumas imagens só pra dar aquele gostinho "steamer" para você.








Fontes: 
http://www.tecmundo.com.br/12074-o-que-e-steampunk-.html
http://www.steampunk.com.br/2007/12/23/o-que-e-steampunk/
http://picnicvitorianocwb.com
Imagens:
http://www.pinterest.com/pin/428545720761846430/
http://www.pinterest.com/pin/100979216619613548/
http://www.pinterest.com/pin/493847915359567788/
http://www.pinterest.com/pin/27092035231623394/
http://www.pinterest.com/pin/32510428530784092/
http://www.pinterest.com/pin/318137161147739936/
http://www.pinterest.com/pin/196188127490581932/
http://www.pinterest.com/pin/232428030741412208/
http://www.pinterest.com/pin/344666177702083762/
http://www.pinterest.com/pin/550705860654513058/
http://sweetvioletbride.com/wp-content/uploads/2012/10/Steampunk-Wedding-1.jpg
http://api.ning.com/files/n7ZUxQJY0YubBKD2hzg2DSvnw*vRVtSkhZPCKruxCol9XAKNJLXYsVZVpBIjA*34DuCoP40EznCEpa*bQvR3lgrc3Ljl8U-m/Steampunk_Picnic_by_tanuki_chan.jpg
http://www.weddingwindow.com/blog/wp-content/uploads/2010/12/4248699184_b3184be8f3.jpg


Nathalia Victorine é estudante da oficina teatral A Ordem do Caos 2014.

11/07/2014

Seja HOT neste inverno, ouse!

Por Lígia Mendes


Com a proposta de atualiza-los sobre a nova tendência para o inverno, fiz uma pesquisa básica de cores, tecidos e peças-chave que talvez você tenha em seu guarda-roupa e possa utilizar nesta estação.

Dentre as peças desta estação, escolhi as principais para apresentar a vocês. Esta tendência está bem diversificada e traz referências até então ultrapassadas, faça combinações criativas e ousadas. O inverno é a estação mais elegante que podemos usufruir.


Botas: Nesta temporada, este item aparece bem ousado. Para você que deseja destacar uma silhueta alongada, prefira cores escuras.




Casacos de pele: Esta peça está super em alta. Vale lembrar que existem modelos sintéticos para que nenhum animal sofra com a moda.




Blazer: Item que já está nas tendências estilo street de nossa era, também se inclui na moda de inverno. Peças simples dão um aspecto elegante ao look.




Veludo: O tecido dá luminosidade a saias, vestidos e casacos altamente desejáveis. Torna a peça com um “ar” clássico e sofisticado de inverno.




Botas Dr. Martens: Estas botas com pelos, peles e metalizados compõe um look divertido.  Este calçado ganhou remix em coleções de grife como Calvin Klein.



Mantô: É o investimento clássico e sofisticado da estação. Pede-se combinações simples, pode-se optar por uma calça skinny, por exemplo.



Tricô: Aproveite em várias peças! Quanto mais grosso, melhor.




 Xadrez: Estampa chave quando se trata de inverno. Portanto, ouse na combinação com acessórios, T-Shirt e finalizações com jeans, por exemplo.



CORES EM ALTA
Tons pastel:

Flúor: Cor normalmente usada no verão aparece nesta estação. Mas, atenção: apenas nos detalhes!



Acessórios: Bolsas de Couro Cromo e de pele.



Referências das imagens:

Imagem da inicial: http://modaconceito.com/
Imagem 1: http://www.ideiajovem.com/botas-outono-inverno-2012/
Imagem 2: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt_detalhes~id~23064~fot~3~n~casacos+de+pele+da+colecao+inverno+2012+da+moschino+cheap+chic+3.htm
Imagem 3: http://mulheresperfeitass.blogspot.com.br/2011/03/inverno-2011-blazer-feminino-parte-i.html
Imagem 4: http://www.ideiajovem.com/veludo-outono-inverno-2012/
Imagem 5: http://www.modismonet.com/2011/08/dr-martens-faz-colecao-de-botas-mais-confortaveis/
Imagem 6: http://www.jobmix.com.br/blog/roupas-de-trico/
Imagem 7: http://toher.com.br/xadrez-tendencia-inverno-2014/
Imagem 8: http://pordentrodamodabymarinact.blogspot.com.br/2013/03/tendencias-de-cores-outono-inverno-2013_2.html
Imagem 9: https://chicquinhas.wordpress.com/tag/moda-fluor/
Imagem 10: https://chicquinhas.wordpress.com/tag/moda-fluor/
Imagem 11: https://chicquinhas.wordpress.com/tag/moda-fluor/
Imagem 12: http://ffw.com.br/noticias/page/96/?newwindow=true
Imagem 13: http://www.namoradeira.com.br/moda/bolsas-de-pele-pelucia-prometem-aquecer-looks-inverno-2014

Referências do artigo:
Revista ELLE, Especial Jeans, Ed. Julho.2014



Ligia Mendes é modelo, técnica em administração e  design de moda no SENAC, está cursando administração na Universidade Ítalo Brasileira e colabora com o AODC Notícias quinzenalmente às sextas-feiras, com matérias sobre moda e beleza.


08/07/2014

Descomplicando a Meditação

Por Liliane Ribeiro


Muitos ainda pensam que meditar é só “coisa” de monge religioso, de pessoas totalmente Zens ou bem alternativas, mas o fato é que a meditação não é tão complicada quanto parece e pode ser bem mais simples do que você imagina.

A meditação foi se tornando mais popular pelos pesquisadores no ocidente depois dos anos 60, mas é claro que ela existe a milhares e milhares de anos no qual é associada a filosofias como yoga e o budismo. Levando em consideração que os primeiros registros de yoga foram feitos em 200 a.C (mas começou bem antes que isso), a meditação aqui no ocidente esta apenas engatinhando e ainda tem muitos frutos para gerar e contribuir para a evolução da consciência humana.

Ok ! Mas o que seria exatamente a meditação?
Existe vários tipo de meditação, mas no geral o intuito é a auto-regulação do corpo humano usando técnicas que mantêm o foco e a concentração. Para isso, durante a meditação, deve-se utilizar de um recurso chamado âncora (sons, movimentos, respiração, imagem, entre outros). O objetivo é se “isolar” de qualquer outra interferência do ambiente que não seja a âncora escolhida, e o principal é não fazer nenhum julgamento perante pensamentos e interferências do ambiente que forem surgindo, apenas observá-los.

Porque a meditação é sempre associada à Religião? Preciso seguir uma para meditar?
Bom, ela veio do oriente certo?! E lá a fé não anda separada da razão, como é feito aqui no ocidente. E é associada sempre dentro de algumas religiões como: Islamismo, judaísmos, taoismo, xamanismo onde são utilizadas algumas técnicas de meditação. A boa notícia é que para fazer uma prática não é necessário seguir nenhuma delas, caso não seja do seu interesse se aprofundar em técnicas específicas. As técnicas como Mindfulness, concentração, vipassana são exemplos de meditações que não são vinculadas a religião.

O que acontece no corpo quando é feita a meditação? Faz bem a saúde?
São essas as respostas que buscam os cientistas na atualidade e muito já foi esclarecido. Apesar da atenção e concentração, o corpo entra um estado de reparação semelhante ao sono, a necessidade de oxigênio e produção de gás carbônico é reduzida, diversas outras funções também diminuindo a produção de substancias que causariam o estresse e ansiedade. Outras pesquisam revelam que meditadores experientes tendem a pensar de maneira positiva e tem uma melhor capacidade de controlar suas emoções.  Também ocorre a produção de substancias que geram sensação de bem estar que agem como “calmantes” naturais, reduzem a dor, aumentam a alegria e melhor:  impedem o envelhecimento!

Como faço para meditar?

  1. Sente-se de uma maneira bem confortável, utilize almofadas e até cobertores para apoio das pernas. 
  2. Use a respiração como âncora
  3. Apenas observe sua respiraçãoDica: Fique atenta a temperatura do ar, como ele entrar e sai das narinas, se ele encosta-se à pele, as partes do corpo que se movimento durante a inspiração e expiração.
  4. Abstenha o julgamento: não mergulhe na distração.  A mente pregará várias peças impedindo a continuidade da pratica, quando perceber que se esqueceu da respiração retome novamente.
  5. Estabeleça metas: Inicie com 5 minutos e a cada semana de prática tente aumentar o seu tempo
  6. Construa um diário: Anote as percepções, as diferentes sensações, padrões de pensamento.

O ideal seria a prática de 2 vezes por dia,  mas para começar 1 vez ao dia é o suficiente =D

Frase inspiradora!
“ Dominar a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha” – (Sakyamuni)

Vamos praticar!!!


Referências:
Danucalov, Marcello Árias Dias & Simões, Roberto Serafim (2006). Neurofisiologia da meditação. São Paulo: Phorte.
Institute, Mind & Life. (2010). Education, Developmental Neuroscience and Contemplative Practices: Questions, Challenges, and Opportunities.  Recuperado: 06 jul 2014. Disponível:http://www.mindandlife.org/pdfs/sri_conference_brochure_2010.pdf 
Levine, Marvin (2000). The positive psychology of buddhism and yoga: Paths to a mature happiness. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
Menezes, Carolina Baptista, Fiorentin, Bruna, & Bizarro, Lisiane. (2012). Meditação na universidade: a motivação de alunos da UFRGS para aprender meditação. Psicologia Escolar e Educacional, 16(2), 307-315. Retrieved July 06, 2014, from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000200014&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S1413-85572012000200014.
Menezes, Carolina Baptista, &  Dell'Aglio, Debora Dalbosco (2009). Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicologia: ciência e profissão, 29(2), 276-289. Recuperado em 06 de julho de 2014, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S 14149893200900020 0006&lng=p t&tlng=pt. .
Menezes, Carolina Baptista, & Dell'Aglio, Debora Dalbosco. (2009). Por que meditar? A experiência subjetiva da prática de meditação. Psicologia em Estudo, 14(3), 565-573. Retrieved July 06, 2014, fromhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S1413-73722009000300018&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S1413-73722009000300018.
Menezes, Carolina Baptista, Fiorentin, Bruna, & Bizarro, Lisiane. (2012). Meditação na universidade: a motivação de alunos da UFRGS para aprender meditação. Psicologia Escolar e Educacional, 16(2), 307-315. Retrieved July 06, 2014, from http://www.scie lo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000200014&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S1413-85572012000200014.


Liliane Ribeiro é naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Iridologia e Irisdiagnose. Pós-Graduanda em Acupuntura pela Escola de Terapias Orientais de São Paulo e é estudante da oficina teatral A Ordem do Coas 2014.  

05/07/2014

Dublagem: Júlio Cézar

Por Pamela Gomes

E entrando na onda de falar sobre dublagens venho fazer uma espécie de homenagem, pois faleceu nesta ultima quinta-feira Júlio Cézar Barreiros. Não sabe quem é?

Pode ser que por nome ou até mesmo visualmente ele não seja reconhecido, mas sua voz esteve presente em muitos desenhos e filmes dos anos 80 e 90, além de ter sido diretor de dublagem e ter contribuído com outros colegas de profissão.




Júlio ficou conhecido por dar voz aos protagonistas de Robocop, Indiana Jones, além do Papai Smurf e Ranzinza de Os Smurfs. Mas seu trabalho mais criticado foi de dublador de Homer Simpson.






Acredito que as próximas gerações não terão o Homer como temos hoje e, assim como outras séries, perderá um pouco da graça.

E vamos ouvir algumas vozes que Júlio em seu ótimo trabalho como dublador:


Destruidor – Tartarugas Ninjas

O tenente Harris, da Loucademia de Polícia

Indiana Jones





Fonte:
 



Pamela Gomes é formada em Produção Multimídia, trabalha com edição fotográfica e de vídeo, estudante da Oficina de Teatro do grupo “A ordem do Caos” desde 2013


02/07/2014

Homenagem à pequena Alyssa

Por Jéssica Guedes


O vídeo de hoje fará você refletir sobre a linha tênue entre a vida e a morte, sobre a importância de se estar com quem se ama, e aproveitar cada minuto como se fosse o último.

A alguns dias li um artigo acompanhado de um vídeo que me emocionou, e decidi trazer e compartilhá-lo. É emocionante e promete arrancar lágrimas.

Nick Magnotti, pai da pequena Alyssa, tem apenas 27 anos e está em fase terminal de câncer no apêndice. Ele descobriu a doença aos 24 anos, e desde então tem lutado contra a enfermidade com sessões de quimioterapia. Recentemente, porém, foi informado que sua medicação não estava mais surtindo efeito e que a doença estava espalhando-se para outros órgãos do corpo. Ciente de seu pouco tempo de vida, decidiu então, parar o tratamento médico que o deixava extremamente debilitado, e passou a dedicar-se exclusivamente a sua filha e esposa.

Em homenagem, e como forma de dizer a filha o quanto a ama, Nick preparou, este singelo vídeo, em que fala sobre sua doença, e sobre "como se sente abençoado". A homenagem desde então, tem rodado o mundo e transmitido uma mensagem muito bonita de amor e vida. Assista:



Crédito: Catraca Livre


Jéssica Guedes é Designer, ilustradora e blogueira. Adora as artes, animais e pequenas coisas da vida. É estudante da Oficina Teatral do grupo A Ordem do Caos desde 2014.

01/07/2014

Beleza urbana

Por Sheila Borges




 Saia despretensiosamente, observe nossa selva de pedra, e encontrarás muitas imagens inusitadas e totalmente especiais.
Não se limite, aprecie o todo!

Bairro: Tietê - São Paulo - SP


Apreciem e agucem seu olhar!



Sheila Borges é fotógrafa e formada em Produção Audiovisual, participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora do cinema em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...