24/01/2013

Celebrando Sampa

Por Fabiola Linhares

Com tantas histórias por sua vida (e que vida, diga-se de passagem!) a cidade de São Paulo completa amanhã, dia 25 de janeiro, 459 anos. Será um aniversário repleto de agitação para os paulistanos que curtem as atrações que ocorrem durante a comemoração. Mas é bom ressaltar que a cidade precisa de vida, e que somos nós, paulistanos, que construímos essa gigantesca história. 


Então, que tal conhecermos melhor os ambientes por onde passamos todos os dias? O município merece o valor que possui e cada cantinho dele sempre terá um episódio que vale a pena ser contado. E você é quem contribui para a metrópole ser o que é hoje e o que será futuramente. Pra festejar, vamos cuidar, aproveitar e celebrar São Paulo todos os dias?!
Feliz Aniversário São Paulo! (:

Fabiola Linhares é estudante de Publicidade e Propaganda e quer se especializar em fotografia. Adora música e é eclética, porém tem fã-clubes dedicados a dois artistas. Ela colabora com o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, com seus olhares em matérias sobre foto e imagem.

Garanhuns - Muito mais que a terra da "coxinha humana"

Por Junior Mattos


Que tal se você conhecesse um pouco mais desse município pernambucano? Garanhuns não é somente a terra dos canibais: o que transparece do local é muito mais do que a mídia noticia. A Suíça Pernambucana, como é conhecida devido ao seu clima, é uma cidade que leva muitas outras alcunhas, como a Cidade das Flores ou Cidade da Garoa. É importante ressaltar que Garanhuns é maior que São Paulo em relação à frequência da garoa, o que a faz mais digna de tal título - que ambas possuem.

Que tal darmos uma volta pelo bairro de Boa Vista e notificarmos se a vista é boa mesmo? Ou beber uma cerveja no bairro da Brahma? Ver se tem caju no povoado do Cajueiro seria uma boa ideia, não? Essas são algumas das peculiaridades que a nossa “Suíça” possui. Além das "coxinhas", Garanhuns tem o seu comércio e indústria muito diversificados, a maior bacia leiteira de Pernambuco (haja leite para tomarmos no café da manhã!), além de tantas outras especiarias. 

Como a maioria das cidades nordestinas, Garanhuns leva o turismo como fator de muita importância. Lugares exuberantes, clima agradabilíssimo, estrutura hoteleira invejável. Eu acho melhor nem comentar dos festivais e dos excelentes restaurantes típicos da cidade! 

Contradizendo-me em relação ao parágrafo anterior, é inevitável afirmar que o clima de Garanhuns atrai muitos turistas, tanto no verão quanto no inverno. O Festival de Inverno de Garanhuns é bastante tradicional e conhecido em boa parte do país, atraindo beldades e oferecendo shows gratuitos. Pontos turísticos como o Relógio das Flores, o Parque dos Eucaliptos, o Castelo de João Capão, o Cristo do Magano ou o Monumento do Ipiranga são muito visitados por quem passeia por essa terra divina. Outra curiosidade é que a cidade possui o maior cristo do Brasil em altitude.

Para os festeiros, existem também diversas programações, como o Festival de Música e Arte, Festival da Jovem Guarda, Jazz Festival, Moto Fest, o famoso “Forrock”, a Vaquejada do Parque, entre outros. Então, depois desses breves relatos, não lembre-se mais de Garanhuns como a terra da salgadeira canibal: esse fato é dispensável. Considere todas as qualidades que esse maravilhoso destino turístico possui e que a mídia não reproduz.

Junior Mattos tem 19 anos, é formado em Gestão de Recursos Humanos, é estudante de teatro, gosta de ler, escrever e participar de atividades culturais. Ele colabora com o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, falando sobre a cultura nordestina.

22/01/2013

Parabéns, São Paulo!

Por Sheila Borges

Nessa quinzena deixo vocês com esse soneto em comemoração aos 459 anos da cidade de São Paulo. 
Agucem e apreciem seu olhar!
Até mais galera!



Soneto Sentimental à Cidade de São Paulo

Ó cidade tão lírica e tão fria!
Mercenária, que importa - basta! - importa
Que à noite, quando te repousas morta

Lenta e cruel te envolve uma agonia
Não te amo à luz plácida do dia
Amo-te quando a neblina te transporta

Nesse momento, amante, abres-me a porta
E eu te possuo nua e frígida.

Sinto como a tua íris fosforeja
Entre um poema, um riso e uma cerveja
E que mal há se o lar onde se espera

Traz saudade de alguma Baviera
Se a poesia é tua, e em cada mesa
Há um pecador morrendo de beleza? 

Vinícius de Moraes

Sheila Borges é fotógrafa e estudante de Produção Audiovisual, participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora do cinema em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

16/01/2013

Mercado infantil, Star Wars e Lego

Por Tamires Santana

Assistindo ao desenho do Pequeno Príncipe no canal Cartoon Network, bruscamente entra o intervalo. Fiquei pensando sobre o mercado infantil. Em pensamento, reclamei dos conteúdos exibidos na grade para este público, ainda mais sendo mãe. Empurram novas linhas de materiais escolares, bonecas que falam, pistas de carrinhos, cursos de inglês, calçados e marcas de roupas. A criança não consegue assistir a nada sem sentir o desejo de ter algumas das coisas propagadas. Ao mesmo tempo, há incentivos para um mundo melhor, sendo mais gentil, educado e zelador do meio ambiente.

Pra quem gosta de animação, desenho não é papo de criança. O assunto é levado a sério. Há uma variedade de estilos, cada um com um roteiro, uma mensagem a ser passada, uma técnica de animação diferente. Alguns feitos em 3D parecem plástico; outros, recortes de papel; e mais outros, parecem traços de lápis ou mesmo pinturas feitas a pincel. Uma destas animações me chamou a atenção.
Você pode não ter assistido toda a trilogia, mas com certeza já viu nem que seja uma releitura de Star Wars, clássica ficção científica americana. Lançado em 1977, é mais conhecido no Brasil como Guerra nas Estrelas. Eis que me deparo com uma animação muito fofa e engraçada. Elementos como sabres de luz (aquela espada luminosa), naves, planetas, Darth Vader, Mestre Yoda, etc, tudo feito em Lego.

Há o impasse sobre os estímulos à kids consumistas, mas existe uma ascendência de diferentes assuntos abordados para conhecimento da criançada, fazendo-se assim, um investimento na criatividade. Talvez seja por conta das somas dos Ds (2D, 3D e o mais recente 4D). Vale a pena conferir - às vezes, tirar o olhar indiferente - e prestar atenção em como o nicho do mercado está trabalhado e direcionando as coisas. A educação ainda está a cargo da família e escola, mas os conteúdos produzidos na mídia influenciam e podem direcionar os rumos das futuras gerações.



Tamires Santana é jornalista e designer gráfico, além de militante em prol dos movimentos culturais na cidade de Francisco Morato. Ela escreve para o AODC Noticias sobre cultura, quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie textos melancólicos, insensatos, apaixonados e quase nunca jornalísticos em: http://ofilhoemeu.blogspot.com.br/

14/01/2013

Oficina Teatral 2013 - O Teatro de Alma

Por Wellington Dias

A oficina de teatro grátis do grupo A Ordem do Caos já tem data para início em 2013. A oficina grátis mais procurada de São Paulo, que iniciou em 1996, começará dia 3 de março. 

O enfoque ainda é o primeiro contato com o teatro, trabalhando desinibição, voz, criação de personagens e, como sempre, não é necessária experiência anterior. Muitas pessoas procuram a atividades apenas para poder trabalhar a timidez, porém também ocorre a busca por quem já tem experiência teatral, até porque o grupo seleciona seus atores na oficina e indica para testes em outros grupos, agências e produtoras. No entanto, o que vem sendo o seu diferencial são as aulas de produção, colocadas em prática durante as apresentações de conclusão da oficina. Aulas de iluminação, cenografia, maquiagem e figurino são passadas por profissionais ou formados no meio.

O desenvolvimento da oficina em 2013 será o "Teatro de Alma", que é o teatro existente em cada um. O lado humano, o reencontro com o seu eu e a descoberta de novos sentidos. As atividades acontecem sempre aos domingos às 14h, no Centro Cultural do Jabaquara.

No ano passado, mesmo com a tentativa de sabotagem, as vagas acabaram em minutos pela internet. Este ano, um sistema de segurança foi criado para o site e novas regras serão implantadas afim de evitar transtornos e deixar as inscrições mais justas para quem não dispõe de internet. Isto foi pensado visto que muitas pessoas chegam até quatro horas antes da inscrição para poder garantir uma vaga na oficina. Se a proposta da oficina é integração então já colocaremos em prática este novo sistema, mas com isso também serão mais rígidas as regras.

Espero que esta seja mais uma oficina que possa oferecer algo bom para quem a procura. Um grande abraço.

Regras para a Oficina Teatral 2013

Atividades: todos os domingos, sempre às 14h.
- Só pode se inscrever quem tem 14 anos ou mais, sem limite máximo de idade;
- É obrigatório o uso de roupas leves, que permitam exercícios;
- Atrasos ou ausência no mês de março, perde a vaga;
- Vagas remanescentes, por qualquer razão, serão imediatamente repassadas;
- Recomendamos o uso de garrafinhas de água;
- Por falta de espaço não é permitido assistir ou acompanhar alguém durante as atividades;

Inscrições pela Internet:( ESGOTADAS )
Início das inscrições: 16/02 - 20h
Fim das inscrições: 23/02 - 20h

- Só serão aceitas inscrições realizadas neste período. No início das matrículas realizaremos uma transmissão ao vivo pela AODC Rádio Web;
- Só serão aceitas inscrições realizadas pelo formulário próprio disponibilizado no site www.aordemdocaos.com . Não serão aceitas inscrições antes da data estipulada.
- As informações solicitadas no formulário deverão ser preenchidas com dados corretos e verdadeiros, que serão verificados no dia da primeira aula;
- Serão desclassificados aqueles que enviarem mais do que uma inscrição. Cada pré-inscrição receberá uma confirmação automática de recebimento, e após isso será avaliada;
- As inscrições serão aprovadas por ordem de chegada em nosso sistema;
- Os aprovados receberão um e-mail de confirmação entre os dias 25, 26 e 27 de fevereiro;
- Os aprovados deverão ir com documento de identificação com foto ao local das aulas no dia 3 de março e chegar antes das 13h. para assinar a lista de aceite. Já deverão ir com roupas leves e podem levar garrafinhas de água




Inscrição pessoalmente (Único dia):

Início das inscrições: 03/03 - 11h
Fim das inscrições: 03/03 - 13h

Centro Cultural Jabaquara
Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara - São Paulo, SP ( Portão 01) ( Portão 02)

- A fila será fechada e não serão aceitas novas entradas após o horário final.
- Serão classificados na fila por ordem de chegada.
- Não serão feitas inscrições sem o documento de identidade original.
- Quem estiver na fila e não conseguir vaga será colocado na lista de vagas remanescentes, obedecendo a mesma ordem.

Wellington Dias é diretor teatral do grupo A Ordem do Caos e é professor universitário. Formado em Comunicação Social - Rádio e TV, atualmente está mestrando em Comunicação e Inovação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

10/01/2013

O que é que a baiana tem?

Por Junior Mattos




Sensuais, excepcionais, MARCANTES. A mulher baiana leva em sua essência toda a magnitude existente no sexo feminino. São frágeis por natureza, mas fortes como um touro quando pisam no seu calo.

Sua feminilidade ganha prestígio nacional por meio de grandes nomes da mídia. Há quem duvide, mas as primeiras Misses Brasil e Universo foram da Bahia.


A cultura da mulher baiana é exímia: ela sabe conquistar as pessoas, seja com o carisma, com a culinária, a beleza ou até mesmo com um singelo olhar. Não é a toa que a primeira baiana a encantar um nobre, trazendo o pioneirismo da miscigenação, foi a linda indígena Paraguaçu (batizada Catherine du Brésil). Quem resiste ao seu charme? Esta nativa entrou para a história. Não é preciso nem falar da grande Ivete Sangalo, a rainha da música brasileira. Mais uma maravilhosa BAIANA. 

A Bahia. Se reparares no mapa, ele possui as formas do nosso querido e grande Brasil. A mulher desta terra tem em suas formas, por consequência, o encanto, a magia, a simpatia e a beleza deste país.

O que é que a baiana tem? Tem graça como ninguém...! 
É a mais brasileira, seu estilo não engana, essa beleza toda é a mulher baiana. 

Bahia, terra de musas, divas, estrelas, damas, jovens, experientes, mas sobretudo, MULHERES.

Junior Mattos tem 19 anos, é formado em Gestão de Recursos Humanos, é estudante de teatro, gosta de ler, escrever e participar de atividades culturais. Ele colabora com o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, falando sobre a cultura nordestina.

Parabéns aos fotógrafos!

Por Fabiola Linhares


Olá! Passadas as festas, todos aí já estão em clima de volta ao trabalho? Bom, pra quem é fotógrafo, não há tempo certo para trabalhar, pois sempre há o que registrar, uma coisinha ali, uma aqui.. São vários olhares perceptivos e diferentes a cada esquina. E hoje meu post está todo cheio de mimos, né? Isso porque nessa semana comemora-se o Dia do Fotógrafo. Eu vou dedicar o amor dos fotógrafos a essa linda arte com a imagem de um pingente de câmera transbordando amor. *-*


A data exata na qual se comemora a profissão não é precisa. No Brasil, oficialmente é o dia 8 de janeiro. Mas como em alguns calendários os dias 6, 7 e 9 são considerados o dia do fotógrafo, decidi homenagear hoje, dia 10, quando todos podem contemplar esta data juntos, sejam profissionais ou amadores. 

Desejo a todos muitas felicidades e realizações profissionais! A arte da fotografia vai além de operar máquinas, ela é uma transmissão de olhares, que seriam únicos se não fossem os fotógrafos. Meus parabéns!

Fabiola Linhares é estudante de Publicidade e Propaganda e deseja especializar em fotografia. Adora música e é eclética, porém tem fã-clubes dedicados a dois artistas. Ela colabora com o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, com seus olhares em matérias sobre foto e imagem.

08/01/2013

Olhares - Sociedade

Por Sheila Borges


Assistindo a um documentário sobre espiritualidade, ouvi uma frase que tem muito a ver com a imagem dessa quinzena. 


“Para se olhar nos olhos é preciso que todos os verdadeiros valores retomem.” 

Esse é o paradoxo da nossa sociedade moderna.
Agucem e Apreciem seu olhar! 

Até mais galera!

Sheila Borges é fotógrafa e estudante de Produção Audiovisual, participa de projetos culturais com alguns amigos e é uma grande apreciadora do cinema em geral. Ela escreve para o AODC Notícias quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie fotografias que captam sentimentos, cotidiano urbano e muita arte em Sheila Borges Fotógrafa

01/01/2013

Pica-Pau, um índio e mais uma meta para 2013

Por Tamires Santana

Não há nada mais prazeroso do que sentar-se em frente à TV e assistir a um daqueles desenhos clássicos que fizeram parte da nossa infância. Se bem que, no caso de um “adulto”, esta afirmação é questionável, mas enfim, não vamos tratar do mercado erótico aqui - pelo menos por hoje.

Assistindo pela milésima vez o desenho do Pica-Pau, noto que, mesmo uma cena já tendo se repetido diversas vezes, nem assim eu consigo recordar muito bem o final de cada episódio. Além disso, com um pouco mais de idade e bagagem intelectual, a percepção de certas mensagens, desta e de outras animações, muda completamente.

O Salsicha (Scooby Doo), por exemplo, parece um pouco maconheiro demais para alguém natural; o Pateta também não fica atrás, mas o conteúdo de seus desenhos tem excelentes críticas sobre o modo de vida da sociedade moderna e vale a pena rever; O Pernalonga continua sendo meu ídolo, ensinando que observar e esperar a hora certa é sempre a melhor maneira de vencer um obstáculo; O Taz não passa de um ser diferente, indisciplinado e carente, e me parece que os outros personagens só o sacaneiam porque ele é negro (hahahaha, brincadeira!); O Coiote, por sua vez, nossa, o Coiote com certeza foi um aluno repetente de Física e Matemática.

Foi graças a um episódio de um índio contra o Pica Pau que, como uma ficha caindo em um velho orelhão, o pensamento sobre a história que ninguém conta veio à tona. Lembrei até de um livro de 1970, chamado “Me Enterrem na Curva do Rio”, de Dee Brown, que trata muito bem sobre a nação desenvolvimentista que guarda na memória massacres, guerras à sangue frio e centenas de escalpos de apaches.

Todos deveriam saber que a América foi oficialmente “descoberta” pelos europeus e que, a partir daí, a triste história da exterminação começou. Os mais prejudicados pela invasão foram a fauna, a flora e os índios. Dezenas de tribos foram dizimadas em nome do progresso que bem conhecemos hoje.

Fiquei pensando sobre o outro lado da história. Enquanto a indústria cultural vende a cada geração os estereótipos de quem é o mocinho da história, imagino o verdadeiro drama do “bandido”. A psicologia certamente já deve ter batizado com algum nome o ser que tem a mania de torcer pelo bandido. Mas a questão principal mesmo é: quantas outras narrativas são engolidas sob a sombra de uma única ótica, uma única versão, uma única narração? Não quero trucidar o Pica Pau, ele é um pássaro esperto e na versão de 1970 é gentil e quase inocente. Mas quantas vezes acatamos apenas uma versão do episódio? Se esta forma de pensar é vendida desde o desenho animado, que dirá o restante.

Sendo assim, nos menores momentos e acontecimentos, acrescente mais uma meta para 2013:
Senso crítico: modo ativar

Tamires Santana é jornalista e designer gráfico, além de militante em prol dos movimentos culturais na cidade de Francisco Morato. Ela escreve para o AODC Noticias sobre cultura, quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Aprecie textos melancólicos, insensatos, apaixonados e quase nunca jornalísticos em: http://ofilhoemeu.blogspot.com.br/

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...