23/12/2013

São Paulo das alturas

Por Vitória Ceni

Um dos melhores lugares pra visitar em São Paulo são os mirantes da cidade, afinal, o que é mais bonito do que a própria São Paulo? Ver toda essa beleza lá do alto é uma sensação tão maravilhosa que todo mundo deveria sentir.

Começando pelo o que talvez seja o mais famoso, o Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Banespa. Com 40 andares e 161m de altura, o Banespão é o 3º prédio mais alto da cidade e 5º do Brasil!



Endereço: Rua João Brícola, 24, Centro (Estação São Bento do Metrô – Linha 1 Azul)
Quanto custa: De graça
Horário: De segunda à sexta, de 10h às 15.


Edifício Circolo Italiano, mais conhecido como Edifício Itália, o 2º maior de São Paulo com 46 andares e 165m de altura serve como sede para a associação de imigrantes italianos que fica ali antes mesmo da construção do arranha-céu. A única parte ruim é o curto horário de visitação do mirante.


Endereço: Avenida Ipiranga, 344, Praça da República.
Quanto custa: De graça!
Horário: De segunda à sexta, entre 15h e 16h. Fora desse horário, só reservando mesa no restaurante Terraço Itália.


Edifício Martinelli, comparado aos outros dois, esse não é tão alto. 130m em 30 andares. Bem, o prédio mesmo tem 25 andares, mas como na época o Giuseppe Martinelli foi impedido de fazer mais que 25, ele construiu a própria casa com cinco andares no topo do edifício só pra atingir o tão desejado 130m. 



Endereço: Av. São João nº 35, Centro. (Estação São Bento do Metrô – Linha 1 Azul)
Quanto custa: De graça!
Horário: Segunda à sexta: 9h30 – 11h30 / 14h30 – 16h30 Sábados: até as 13h





Fonte das fotos: 
http://brasilimperdivel.tur.br/
http://www.panoramio.com/
http://viajeaqui.abril.com.br/


Vitória Ceni é integrante do grupo teatral A Ordem do Caos e escreve para o AODC Notícias toda sexta-feira.

18/12/2013

Feliz Natal

Por Ananda Dias

Ahhhhh o Natal é época de confraternizar, ficar com a família, com boas conversas, risadas, felicidade e muita comida. Então resolvi mostrar a importância dessa data em alguns países e falar sobre suas mesas natalinas.


EUA

É uma data muito importante para os americanos já que a maioria da população é cristã. Eles comemoram o Natal somente no dia 25 de Dezembro diferente dos brasileiros que fazem jantares na véspera do dia. Sua ceia é muito parecida com o jantar de Ação de Graças (Thanksgiving Day) com o peru, legumes e tortas.  Mas assim como os brasileiros, também montam árvores de Natal, as casas são iluminadas e a imagem do Papai Noel é muito presente.
                        

                                    
ITÁLIA

Já os italianos não economizam na hora de montar a ceia, eles fazem do Natal uma verdadeira festa e um enorme banquete para comemorar. Os pratos são bem diversificados como: Peixe, massas, saladas, queijo, frutas, chocolates, lentilhas, pudins e, é claro, o panetone.  Em suas tradições eles acreditam que comer nozes ajuda na fertilidade da terra e cria laços de família, por isso seus doces geralmente contêm nozes. Além disso, eles possuem uma forte tradição de enfeitar a noite de Natal com presépios.



ÁFRICA DO SUL

Com uma gastronomia rica, bonita e diversificada, a África do Sul tem influências inglesas com torta de carne, legumes, pudim, arroz com passas e, é claro, o Peru de Natal. Por ser um país que comemora a data durante o verão, os africanos costumam fazer sua ceia de Natal em mesas do lado de fora das casas, em jardins ou no quintal dos familiares. Além disso, para eles a árvore de natal com presentes é indispensável.



RÚSSIA

Já na Rússia o Natal é um pouco diferente, a celebração acontece no dia 7 de Janeiro. Eles têm o costume de celebrar com toda a família e, em algumas casas, lugares especiais são colocados para entes queridos que já faleceram.  Sua ceia é basicamente composta por frutas, grãos e ausência de carne, a comida varia de região para região. Para eles os grãos simbolizam a esperança, sementes a paz e o mel a felicidade. Em seu cardápio também aparecem: mel, peixes, nozes, arroz, ervilhas, batatas e Kutya (um pudim de grãos, passas, mel, nozes e sementes de papoila) etc...



                   




Fontes fotos:  
1- http://blog.efacil.com.br/wp-content/uploads/2011/12/eFacil_DiadoSamba2.jpg
2- https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIIJ_fuFRIPEkSQDvl7u-T1-HCuuKxMIJSqR8RQoPwCLTC1CmSUGGt4ZeIVH98-PIDdxuqrfcQP90WvFZCGZlULd8Q-EJp6ylHgczhF5tpTKUXZ97mnO8HN0piOk_gC35xarHqvApgQ_Y/s1600/PANETONE-de- NATAL.jpg
3- http://p2.trrsf.com/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2012/11/07/2632162-2034-rec.jpg
4- https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjz-PRRSH0tecuYODixu1XoyShweBmCM6hMgZDuqP7RY6zpHErxZG-SfuTMviq886xmk86iR9PHC3lfMAV8yxsDz2W5CL-OoKts_UlY3lL6OBFjIis5t-hnbRxIulDMCeq5iECq0YnH-PCT/s1600/kutia_naco.jpg

Fontes textos: 
1- http://port.pravda.ru/russa/06-01-2011/31011-natal_russia-0/
2- http://www.petitgastro.com.br/a-ceia-de-natal-e-seus-diferentes-costumes-no-mundo/
3- http://correiogourmand.com.br/info_01_cultura_gastronomica_15_grandes_datas_festivas_natal_03_ceias.htm


Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve sobre culinária para o AODC Notícias. 


13/12/2013

Fórmulas? Pra que?

Por Emerson Ramone

É teorema de Pitágoras, Heron e Euler. Fórmulas de Torricelli, Laplace, Gauss, Arquimedes, Fermat e a fórmula mais famosa, a pedra do sapato de todos os estudantes do ensino médio inteiro, a fórmula de Bhaskara!

São tantos cálculos, formulas e contas que aprendemos na escola, mas ao acabar o 3º ano muitos se perguntam “a onde eu vou usar essas fórmulas na minha vida”.

Há algum tempo atrás e até mesmo hoje é comum algum amigo postar uma imagem da fórmula de Bhaskara com a legenda “Professores, ainda estou esperando pelo dia em que irei usar essa merda na minha vida?”



Bhaskara foi simplesmente o mais importante matemático do século XII, além de professor, astrólogo e astrônomo. A sua fórmula mais famosa e que leva o seu nome serve para calcular as raízes ou zeros (valor de x) da equação do 2º grau, porém ele realizou vários outros cálculos e fórmulas importantíssimas.

Você ainda esta esperando pelo o dia que vai usar esses cálculos em sua vida, néh??? Pois bem, sem a matemática não existiria o computador, a internet, carros, casas, prédios, pontes, eletrodomésticos, aliás, você já viu uma antena parabólica? Ela é a representação mais comum da equação do 2º grau no seu dia a dia, não é a toa que o gráfico da equação de 2º grau chama-se parábola. Então a formula de Bhaskara está presente até na novela das 8.



Então vamos parar de questionar os ensinamentos de matemática que aprendemos na escola, porque tudo o que aprendemos é útil pára a nossa vida, não é só porque você não enxerga a matemática que existe ao seu redor não quer dizer que ela não existe. 

Emerson Ramone é Técnico em Segurança do Trabalho, Graduando em Engenharia Civil e membro do grupo A ordem do Caos 

09/12/2013

Guimarães

Por Ingrid Pierazzo

Sentado numa extremidade, concentrado e fixada a cabeça sobre mesa, estava o homem. Da outra extremidade estava alguém que gritava pelo nome deste sentado:

- Guimarãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaes, Guimarãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaes, Guimarãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaes!!!

Silêncio. Sem resposta.

- Guimarãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaes, Guimarãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaes, Guimarãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaes!!!

Embrabeceu, levantou-se de sua extremidade e foi gritar de novo, agora aos ouvidos do homem concentrado.

-Guimarães, será que tu não me ouve? Está surdo por acaso?

Levantou a face e retirou os olhos daquilo que o prendia a mesa, com vagareza, dando importância para verificação da figura que o encarava impaciente.

Fitaram-se.

O homem tirou a música do ouvido e estendeu uma das pontas dela para àquele que o gritava tempos atrás.

Trocando, os dois homens, um olhar incitante e exorbitado e outro confirmado e conformado, houve silêncio.

Crônica de Ingrid Pierazzo

Ingrid Pierazzo, 20 anos, e estudante de design, é apaixonada pelas artes e por todas as formas que a represente e escreve quinzenalmente, toda segunda-feira, para o blog AODC Noticias.


06/12/2013

Yerma e suas curiosidades


Por Pamela Gomes

E neste final de semana, dia 08/12/13 teremos no Centro Cultural do Jabaquara três peças que vão agradar muito o público. Drácula, Eu Nunca Toquei em Você e Yerma.

Mas gostaria de compartilhar com vocês um pouco das curiosidades de Yerma.
Este texto conta a história de uma mulher que sempre sonhou em ter filhos e por algum motivo não consegue realizar seu sonho. No decorrer do drama ela tem muitas conversas com outras personagens que tentam ajudá-la e consolá-la de alguma maneira.
Escrita por Federico Garcia Lorca, poeta e dramaturgo espanhol, um grande nome da literatura espanhola, que nasceu em 1898 em Granada.




Com 19 anos publicou seu primeiro livro, "Impressões e Paisagens". Foi amigo de Salvador Dali e Pedro Salinas.
No teatro estreou em 1920 com a peça "O Sortilégio da Mariposa". 

Através de sua poesia, identificou-se com os mouros, judeus, negros e ciganos, alvos de perseguições ao longo da história de sua região. Morou em Nova York por dois anos e logo após retornou à Espanha onde criou a companhia teatral “La Barca”.

Escreveu Bodas de Sangue (1933), uma história verdadeira de ciúme e morte entre camponeses de Andaluzia, peça teatral que abriu uma nova era no teatro moderno da época. Escreveu Yerma (1934) e A Casa de Bernardo e Alba (1936), que ficaram conhecidas em diversos países.
Morreu em 1936, fuzilado por militares na terra onde nasceu.

Yerma foi tema em uma ópera composta em 1955 por Heitor Villa-Lobos.



Virou filme em 1988.



Em 1974, foi adaptada por Walter G. Durst e apresentada em forma de teleteatro pela Tv Cultura. 



Em 2009, na novela Poder Paralelo da Rede Record, Paloma Duarte vivia uma personagem (Fernanda Lira) que era atriz e dava vida a Yerma em um de seus trabalhos.


No dia 13 de dezembro de 2012 estreou em Jundiaí, com o Corpo de Teatro do Polytheama, dirigido pelo renomado Ruy Cortez.



O tema comum é o embate entre o indivíduo e a norma social. Na Yerma, ele se dá por meio da história dessa mulher às voltas com o desejo não realizado de ser mãe. Yerma quer dizer “árida” – e a incapacidade de gerar um filho a coloca à margem da sociedade. A impossibilidade de ser mãe, no entanto, está relacionada à impossibilidade de se concretizar desejos; a aridez está também no caráter opressor da comunidade, onde liberdade e autoridade se opõem e os instintos e desejos precisam ser suprimidos. (João Luiz Sampaio, Estadão, 01/05/2010)


Fontes:
http://www.revistagarimpocultural.com.br

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br
http://astrosemrevista.blogspot.com.br
http://prestopartituras.wordpress.com

Pamela Gomes é formada em Produção Multimídia, trabalha com edição fotográfica e de vídeo, estudante da Oficina de Teatro do grupo “A ordem do Caos” 2013. 

Chegou as férias!

Vitória Ceni

Final de semana ai, cheirinho de férias no ar e a única coisa que me passa pela cabeça é sair para conhecer lugares diferentes, fazer uma programação semanal especial pra visitar os melhores lugares da cidade. Por que não? A maioria de nós passamos o ano inteiro na correria do dia a dia e mal conhecemos a cidade que moramos e que, por sinal, tem a maior variedade de lugares que existe! Casas, restaurantes, parques, tantas coisas que podemos conhecer e que por culpa da rotina pesada do ano não conhecemos.

Um belo exemplo disso é a nossa conhecida Avenida Paulista, a avenida mais badalada da cidade e muitos não fazem ideia que ela concentra tudo que há de melhor. Desde pontos voltados para o cinema, o teatro e a poesia, até casas noturnas com diversos estilos. Resolvi então montar uma pequena lista com alguns lugares que eu recomendaria para dar uma visitinha nessas férias.


Parque Trianon, ótimo para caminhadas e eventuais apresentações culturais. Ou mesmo o Parque Mário Covas;
Pra quem gosta de poesia e literatura a Casa das Rosas está ai pra isso;
Livraria Cultura ou FNAC pra quem aprecia a leitura;
Teatro Gazeta ou Renaissance pra assistir algum espetáculo;
Final de semana de compras no Shopping Pátio Paulista ou Center 3;
E ainda para aqueles que vivem na noite, Beco 203, Bar Ibotirama ou Comedians Comedy Club;

Agora, sem desculpas! Nessas férias faça diferente e conheça melhor a sua cidade.

Imagem: blog.cellep.com 


Vitória Ceni é integrante do grupo teatral A Ordem do Caos e escreve para o AODC Notícias toda sexta-feira.

03/12/2013

Kantuta

Por Ananda Dias



Hoje resolvi falar um pouco sobre a feira da Kantuta devido às pesquisas que tive que fazer para a elaboração do meu TCC, um dos lugares escolhidos para fazer visitação foi a feira.

 Localizada na Praça da Kantuta próxima ao metro Armênia, a feira é um pedaço da Bolívia no Brasil, lá você é o “estrangeiro”.

A feira mostra um pouco da cultura Boliviana para todos, desde as malhas de Lã de Lhama, flautas de pã, artigos bolivianos, até sua gastronomia “exótica” como corações de boi no espeto, Chicha de Mani (uma espécie de suco de amendoim), empanadas, salteñas (empanadas que eu provei e aprovei) e muito mais.

A feira acontece todos os Domingos das 11h às 19h. O modo mais rápido de se chegar lá é pelo metrô Armênia. Existem datas festivas para eles que são: "Festa das Alacitas", em 24 de janeiro; Carnaval; Dia das Mães; Independência da Bolívia, em 6 de agosto; aniversário de cidades bolivianas, Dia das Crianças e Natal, onde ocorrem mais apresentações folclóricas, músicas e danças.

Vale muito a pena conferir, abaixo uma sequência de fotos que tirei da feira:










Ananda Dias é estudante de gastronomia e atriz do grupo teatral A Ordem do Caos. Além disso, escreve sobre culinária para o AODC Notícias.

02/12/2013

Movimento Indie

Por Vitória Ceni

Quantas vezes você já ouviu falar que um cantor ou uma banda é “alternativa” ou “underground”? São palavras bem conhecidas e usadas no mundo da musica, mas são poucas as pessoas que sabem mesmo da onde surgiram essas denominações pra tais bandas ou cantores. A resposta, na verdade, não vem nem de um estilo, mas sim de um movimento. O Movimento Indie.


Nos anos 80 na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, começaram a surgir algumas bandas que emergiram do Grunge e do Hardcore com produtoras independentesque passaram a ser chamadas de Indie Rock, como: Sonic Youth e Big Black. Já na década de 90 o movimento estourou na Inglaterra com as bandas Pavement, Oasis, Blur e Placebo e nos Estados Unidos Nirvana e Pearl Jam atingiram um enorme sucesso o que fez com que acabassem sendo musicas comercializadas e atraíssem grandes produtoras, então o que antes era Indie Rock, passou a ser as conhecidas bandas alternativas e aquelas que continuaram seguindo o movimento ficaram como underground.
O movimento segue até os dias de hoje, não só como um estilo musical, mas também com aspectos de moda, comportamento, mito e lugar, conhecidos por se interessarem pela Cultura, pelas Artes e por outros campos intelectuais, sendo um tipo particular de contracultura onde cada pessoa cria sua própria tendência sempre seguindo o desejo de independência.

Escutar um pouco de Snow Patrol, The Killers e Bloc Party pode te fazer conhecer um pouquinho melhor desse movimento, ou até mesmo dar um pulo na Blitz Haus de sexta-feira que trás uma temática bastante focada no Indie.


Fonte da foto: Página do fã clube da banda Cansei de Ser Sexy


Vitória Ceni é integrante do grupo teatral A Ordem do Caos e escreve para o AODC Notícias toda sexta-feira.

Instagram

>

Não deixe de conferir:

Oficina Teatral 2022 - CEU PQ Bristol

Depois de muito tempo parados por conta da pandemia de Covid-19, finalmente estamos de volta com a oficina teatral gratuita. Agora em um no...